Pular para o conteúdo principal

Depressão pós-parto | DPP



A principal causa da depressão pós-parto (DPP) é a queda brusca dos hormônios gestacionais associado a fatores como:

Privação do sono, isolamento, alimentação inadequada, sedentarismo, falta de apoio do parceiro, falta de apoio da família, uso de drogas e histórico anterior de depressão, ansiedade, estresse ou outros transtornos mentais.




Os sintomas clássicos são:

Melancolia intensa/desmedida, desmotivação profunda diante da vida, ausência de forças para lidar com a rotina e muita tristeza, acompanhada de desespero constante.

Outros sintomas também podem aparecer:

Perda de interesse ou prazer em atividades diárias ou em atividades/coisas/pessoas que antes gostava, pensamento na morte ou suicídio, vontade súbita de prejudicar ou fazer mal ao bebê (mesmo que não faça), perda ou ganha de peso e vontade de comer mais.

A mulher que está em depressão pós-parto, normalmente, amamenta pouco e não cumpre o calendário vacinal dos bebês. As crianças, por sua vez, têm maior risco de apresentar baixo peso e transtornos psicomotores, além de outros problemas de saúde.





Os custos emocionais ligados à depressão pós-parto fazem com que a mãe interaja menos com a criança. Da mesma forma, sintomas como irritabilidade, choro frequente, sentimentos de desamparo e desesperança, diminuição da energia e motivação, desinteresse sexual, transtornos alimentares e do sono, ansiedade e sentimentos de incapacidade de lidar com situações novas são emocionalmente potencializadas.


A depressão pós-parto, se não tratada adequadamente, pode durar meses e até tornar-se em um distúrbio depressivo crônico.


Vale ressaltar que a DPP não é uma falha de caráter ou uma fraqueza. Se você tem depressão pós-parto, o tratamento imediato pode ajudar a gerir os seus sintomas e desfrutar de seu bebê com qualidade de vida.






O tratamento inicial é com psicólogo. Caso seja necessário ele te encaminhará para o psiquiatra.

________________

Por Mariana Botelho
Psicóloga Materno-Infantil
Especialista em Aleitamento Materno



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canguru Ergobaby e suas diferenças

Hoje vou mostrar para vocês os 3 modelos de canguru da marca Ergobaby e suas principais diferenças! @ibabyconcierge



Todos os cangurus da marca Ergobaby agora vem com um extra suporte para a lombar.


All Position, significa que você pode usar o canguru de 4 formas, veja as fotos a seguir:





1) 360 All Position Carrier

Este modelo pode ser usado desde o bebê com 5.5 kg até 20 kg. E pode ser usado em todas as posições. 

Se for usar com recém nascido, antes do peso 5.5 kg, é necessário comprar o suporte para recém nascido = newborn insert (vendido a parte).

Preço deste modelo $160 dólares.








2) Omni 360 Carrier

Já este modelo, você não precisa comprar o newborn insert. Pois, ele possui um ajuste especial na faixa da cintura.

O Omni também lhe permite usar o canguru cruzado nas costas.

E também pode ser usado nas 4 posições - all position.

Pode ser usado desde o bebê com 3.2 kg até 20 kg.

Preço deste modelo $180 dólares.








3) Omni Cool Air Mesh

Feito de tecido mais leve e ventilado, ideal para os locais de cli…

Diferença Colic Calm e Colic Calm Plus

Você sabia que existem dois tipos do remedinho natural para cólica da linha Colic Calm? @ibabyconcierge




A primeira opção (foto acima) é o Colic Calm tradicional composto por 8 ingredientes naturais, dentre eles: carvão vegetal, gengibre, funcho, camomila, hotelã pimenta, cominho, erva cidreira, abrunheiro.







Já a segunda opção (foto abaixo) é o Colic Calm PLUS composto por mais 3 ingredientes: Ferula Assafoetida, Cinchona e Magnesia Phosphorica, além dos 8 ingredientes anteriores.




O Colic Calm PLUS é praticamente a mesma base dos ingredientes usados no Colic Calm, o diferencial são estes 3 ingredientes adicionais que o tornam mais eficaz em combate ao REFLUXO GASTROESOFÁGICO.








Você encontra o Colic Calm Plus online, clique aqui no link para comprar




Por Juliana Butler
Consultora e Idealizadora da iBaby Concierge - Personal Enxoval Baby Shopper
www.ibabyconcierge.com
Consultoria para Enxoval de Bebê nos Estados Unidos










Mamadeira Nanobebe

A nova mamadeira Nanobebe é super interessante, tanto o design moderno e toda sua funcionalidade. @ibabyconcierge



A Nanobebe é a primeira mamadeira desenvolvida para preservar os nutrientes do leite materno e manter salvo todas suas propriedades. Design moderno (lembra o peito da mãe) e ao mesmo tempo prática, a Nanobebe é fácil de limpar e de armazenar. Ela é totalmente desmontável facilitando na hora de limpar. Também o seu design faz com o leite aqueça 2 vezes mais rápido.


A marca Nanobebe também oferece outros produtos para facilitar o dia a dia com seu bebê, aquecedor de mamadeira (não elétrico) usa-se apenas agua quente/morna para aquecer o leite. Esterilizador de microondas e rack para escorrer e armazenar os bicos e mamadeiras. A mamadeira Nanobebe é anti-cólica. E vem com adaptador para tirar o leite direto na bombinha de leite (Medela e outras marcas). 


O design da mamadeira Nanobebe, também facilita na hora de colocar na geladeira, pois pode ser colocada uma encima da outra, não…